Lançamento do Novo Ensino Médio
Ínicio / Acontece

Na terça-feira, dia 28 de setembro, a coordenadora do Ensino Médio, Thais Paschoini, apresentou o evento “Perspectivas e possibilidades para o Novo Ensino Médio”. Foi um momento especialmente preparado pela Direção, Coordenação e Orientação Pedagógica para lançar a modalidade aos alunos e, principalmente, para informar estudantes e comunidade sobre as variadas atividades que serão desenvolvidas. “Com muita alegria, o Colégio Paula Frassinetti anuncia aos seus alunos que, em cumprimento à lei 13.415 de 2017, nós estamos totalmente adaptados para iniciar no ano que vem, o nosso Novo Ensino Médio”, informou Paschoini.

Em 2022, as escolas que oferecem o Ensino Médio devem adotar algumas mudanças, como, por exemplo, ampliar o tempo mínimo de permanência do estudante na instituição de ensino, de 800 para 1000 horas anuais, o que significa mais tempo de aprendizado, de preparação para os estudos e para a vida.

O Novo Ensino Médio também irá contemplar uma organização curricular mais flexível, ofertando uma série de diferentes possibilidades de escolhas, denominados itinerários formativos, aos estudantes. Os itinerários poderão ter foco nas áreas do conhecimento e na formação técnica e profissional. “Assim, será estimulado o protagonismo do aluno em várias áreas”, complementa a coordenadora.

Agora, com a flexibilidade, o estudante poderá alinhar suas escolhas ao que ele pretende fazer na faculdade. Assim, o jovem decidirá sobre seu itinerário formativo para ampliar os seus conhecimentos de acordo com suas aptidões, os seus talentos, organizando seu projeto de vida. “Na verdade, de certa forma, já fazíamos isso desde a 6ª série até o 9º ano, com as aulas de Formação Humana e Cristã, que trabalham a inteligência socioemocional, para que eles possam estar melhor preparados a fim de traçar essa rota de vida. Assim, quando eles tiverem que escolher, entre tantas opções, já estarão mais maduros”, finaliza Paschoini.