Novo Ensino Médio
Ínicio / Curso

O que é o Novo Ensino Médio?


É uma nova estrutura, um novo modelo de organização para as séries do Ensino Médio. Em 2022, essas mudanças poderão ser implementadas de forma gradativa, iniciando pelas turmas de 1º ano EM, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola, que era de 800 horas e que, no ano que vem, será de 1000 horas anuais.

Outra novidade é sobre a organização curricular – mais flexível – que irá contemplar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que indica a formação geral básica para todos os estudantes brasileiros, além de ofertar possibilidades de escolhas aos alunos, personalizando as trilhas educacionais de acordo com as áreas de interesse de cada estudante. Para isso, foram criados os itinerários formativos, que terão foco nas áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e na formação técnica e profissional (ensino profissionalizante), dependendo das opções de ofertas feitas pela escola.

As matérias tradicionais, que passam a ser chamadas de Componentes Curriculares, irão compor parte da carga horária que será comum a todos os estudantes e os Itinerários Formativos irão compor, no mínimo, 40% da carga total, na tentativa de tornar o ensino mais atrativo aos alunos, como prevê a Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional.

 

Quais são as principais mudanças?


  • Ampliação da carga de 800 para 1000 horas anuais;
  • O aluno poderá escolher parte das matérias que irá cursar;
  • Haverá Itinerários Formativos (mínimo de 40% da carga horária);
  • Possibilidade de oferta de 20% da carga horária no formato on-line;
  • Ampliação do protagonismo juvenil, aprofundamento do conhecimento;
  • Obrigatoriedade da oferta de Projeto de Vida como componente curricular;
  • Novas possibilidades de mensuração e avaliação do percurso formativo dos alunos.
Parceiros Educacionais