O colégio
Nossa história
O Colégio Paula Frassinetti é uma das instituições de ensino mais sólidas de nossa querida São Sebastião do Paraíso, e a sua história se inicia com um acontecimento muito interessante.
Em 1924, o Comendador João Vilela de Figueiredo Rosa, residente em São Sebastião do Paraíso, havia matriculado suas filhas: Helena, Lourdes e Cecília, no Colégio Santa Doroteia na cidade de Pouso Alegre – MG, e recebeu um aviso urgente que sua filha Helena estava doente. Como naquela época as estradas e os meios de transportes eram precários e a viagem longa e cansativa, as irmãs Doroteias levaram às pressas, a filha do Comendador para a cidade de Campinas – SP, pois a jovem sofria com uma apendicite e não havia tempo para esperar.
Quando o Comendador João Vilela de Figueiredo Rosa chegou ao Colégio em Pouso Alegre, a filha já havia sido operada com sucesso e passava bem. A situação estava resolvida, o que lhe causou alívio e satisfação, devido à dedicação das Irmãs.
De volta a São Sebastião do Paraíso, numa roda de amigos, onde estavam presentes Monsenhor José Felipe da Silveira, pároco da Igreja Matriz, Francisco Salles Naves e Gustavo Godinho – os quais viriam a ser os benfeitores do futuro Colégio Paula Frassinetti -, o Comendador contou o acontecido e elogiou bastante a atitude e eficiência das Irmãs Doroteias de Pouso Alegre. Num dado momento, o Comendador externou seu desejo de trazer as Irmãs Doroteias para a cidade. Imediatamente, Monsenhor Felipe afirmou ser uma ideia abençoada, e que tudo faria para que houvesse um Colégio das Irmãs Doroteias em São Sebastião do Paraíso.
Após a conversa entre amigos, Monsenhor Felipe obteve o endereço da Casa Geral das Irmãs de Santa Doroteia da Frassinetti em Roma e, apressou-se em escrever à Madre Geral, solicitando a fundação de um Colégio em São Sebastião do Paraíso, que beneficiaria toda região do Sul de Minas Gerais.
Enquanto isso, uma jovem Irmã residente na Casa Geral em Roma, do outro lado do Oceano Atlântico, na Itália, teve sonho no qual Santa Paula Frassinetti apareceu abrindo um mapa e apontando para o Brasil, indicava um local onde havia os dizeres: São Sebastião. A Madre Fundadora com voz suave, disse à jovem: “Minha filha, diga amanhã à Madre Superiora que eu desejo um Colégio nesta cidade”. No dia seguinte, a Irmã, obedecendo o que lhe havia sido recomendado em sonho, deu o recado à Madre Superiora, que muito se interessou e disse: “Mas, onde está São Sebastião? Seria no Rio de Janeiro? Nessa cidade já temos Colégio”. A Irmã que havia sonhado, disse: “Não. Madre Fundadora mostrava um ponto em Minas Gerais”. Ao procurarem no mapa, as Irmãs não encontravam a referida cidade, porém, naquela mesma semana chegou uma carta do Brasil de Monsenhor Felipe solicitando a fundação de um Colégio em São Sebastião do Paraíso-MG.
Ao receber a carta, a Madre Geral, sem demora, comunica-se com a Madre Henricheta Cesari, Provincial do Brasil, a qual transmite a ocorrência à Madre Maria das Dores Lyra, Superiora do Colégio de Pouso Alegre – MG, pedindo-lhe que viajasse até São Sebastião do Paraíso, a fim de verificar a possibilidade de se fundar um Colégio na cidade.
Assim, deu-se o início da fundação do Colégio, inaugurado em 27 de janeiro de 1925, sendo sua primeira Diretora, a Irmã Lyra, que iniciou suas atividades em 16 de março do mesmo ano.
O Colégio oferece os cursos de Educação Infantil (do Maternal – 2 anos – ao 2º Estágio), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª série). Conta com os Serviços de Orientação Religiosa, Pedagógica, Educacional, Tecnológica, Administrativa e Assistência Social.
Possui uma bem equipada biblioteca, quadras esportivas, piscinas, parques infantis, laboratório de ciências, biblioteca juvenil e infantil, brinquedoteca, salas de: tecnologia, educação musical, Formação Humana e Cristã e pensamento computacional, sala de salas de aulas com recursos multimídia – lousa digital, sistema de som e internet -, salas específicas para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, teatro, ampla área verde.
O Colégio Paula Frassinetti presta um grande serviço à sociedade paraisense, educando seus filhos pela via do Coração e do Amor. Com firmeza e suavidade, estimulando a prática da justiça e da fraternidade, favorecendo o exercício da cidadania. Assim, procura confirmar a Palavra com o Testemunho de Vida.
Proposta pedagógica
O Colégio Paula Frassinetti, há quase 100 anos, oferece qualidade de ensino, aliando formação integral, acadêmica e cristã, com o pioneirismo em tecnologia, dentro e fora da sala de aula. Essa proposta pedagógica vencedora conduz nossos alunos às aprovações nas melhores universidades.
Estabelecemos parcerias de excelência, referências em suas áreas do conhecimento, a fim de oferecer o melhor material didático e os mais avançados recursos tecnológicos. Somos ancorados pelo Sistema COC, material didático com mais de 50 anos de tradição, que é sinônimo de qualidade educacional e de resultados positivos nos vestibulares.
Além do COC, estabelecemos parcerias com outros players educacionais: Mind Makers, Escola da Inteligência, Microsoft Education, Árvore, Google Education. E, no oferecimento do programa bilíngue em Língua Inglesa, elegemos a International School, líder de seu segmento, para nos acompanhar nessa jornada do conhecimento.
Através da Orientação Religiosa, Pedagógica, Educacional, Disciplinar e Administrativa, além de um corpo docente dedicado, com mestres e especialistas de notável conhecimento, as aulas aplicadas às práticas lúdicas vão potencializando o desenvolvimento social e emocional dos estudantes, sempre com um olhar diferenciado e com um jeito de ensinar que incentiva o hábito diário de estudos.
Por isso, o Colégio Paula Frassinetti apresenta à criança e ao jovem uma educação forte e sólida para que possam enfrentar os desafios da vida, através de aulas produtivas, dinâmicas, interativas e interessantes, num espaço amplo e agradável para um ensino eficiente, com técnicas pedagógicas adequadas a cada nível de ensino.
Equipe e direção
Claudete Lima – Gestora | Ir. Maria Cabral – Diretora Administrativa | Jaqueline Izá – Diretora Pedagógica