Colégio Paula Frassinetti adota medidas rígidas para a volta das aulas presenciais
Ínicio / Acontece

A segunda-feira, 2 de agosto, foi da volta das aulas presenciais nas escolas particulares do município. No Colégio Paula Frassinetti o retorno dos alunos ao estabelecimento foi marcado pela adoção de uma série de medidas protocolares para o cumprimento das normas e prevenção ao contágio do Covid-19 entre alunos, professores, funcionários e familiares. "É uma volta gradativa, temos um plano de ação a cumprir e vamos seguir todas as orientações recomendadas para este momento tão aguardado", informa Tania Gonzales, diretora educacional do colégio.

O retorno está acontecendo de forma escalonada, sendo que neste primeiro momento as aulas são destinadas aos estudantes da Educação Infantil, do 1º ao 6º ano, 9º ano e 3ª Série do Ensino Médio. De acordo com a diretora, no dia 16 de agosto a previsão é de que retornarão os alunos do 7º e 8º anos, além dos que frequentam a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.  "Neste período devemos respeitar o distanciamento médio de um metro e meio das carteiras entre os alunos", descreve Tania.

Ela destaca que todas as turmas foram divididas em duas bolhas que receberam número 1 e 2. "Todos os irmãos de alunos tanto do período de manhã quanto da tarde estão na bolha 1, e respeitando outras situações na bolha 2. Desta forma e a partir desta divisão as famílias ficam uma semana em casa e uma semana levando os filhos ao colégio.

Desde março de 2020, quando foi decretado o início da pandemia, período em que as aulas presenciais foram suspensas, o colégio adotou a aplicação de conteúdo e das atividades por meio remoto e síncronas tanto na Educação Infantil, até o Ensino Médio. "O colégio tem parceria com Google for Education e as aulas foram ministradas através do classroom, todos os conteúdos foram desenvolvidos, tudo deu muito certo e todos acompanharam muito bem, os professores foram treinados e conseguiram desenvolver bem todas as aulas", avalia.

Agora com a autorização das aulas presenciais a escola adotou uma série de medidas para receber os alunos. "Temos um plano de ação para o retorno e seguimos as orientações protocolares das Secretarias de Saúde e de Educação de Minas Gerais, e do Município. O plano de retorno às aulas presenciais está disponível no site do colégio", destaca.

Outra medida foi parceria com a médica infectologista Dra. Márcia Cristina Guimarães de Oliveira que com seu trabalho possibilita mais segurança a todos os envolvidos. "Os professores foram orientados, o pessoal de base e funcionários administrativos tiveram treinamentos e daremos continuidade nas instruções dos vários grupos formados desde o pessoal de serviços gerais, funcionários, professores e os alunos", acrescenta a diretora.

Entre as medidas diárias que estão sendo adotadas pelo Colégio Paula Frassinetti consta a desinfecção de todas as dependências duas vezes por dia com uma máquina à vapor e com desinfetante. Também foram colocados frascos de álcool em gel em todas as salas de aulas, corredores e próximo a todos os bebedouros para que todos possam usar. Os alunos estão recebendo um kit com máscara, álcool em gel e sacolinha para colocar a máscara que precisar ser descartada. Antes do início das aulas há uma orientação geral. "As crianças menores são levadas para lavar as mãos e no recreio serão utilizados diferentes locais do colégio,  sendo cada turma e ano direcionada a um local", destaca.

Ainda conforme a diretora foram colocados totens de álcool em gel e tapetes sanitizantes nas entradas e será aferida a temperatura na chegada. O aluno também receberá uma pulseira de identificação para informar a qual turma pertence, se da bolha um ou dois, para que não haja problemas e controle de frequência em cada semana, sem que haja trocas. "As bicas de todos os bebedouros foram vedadas e tomamos procedimentos para que sejam desinfectados a cada duas horas todos os banheiros e bebedouros", acrescenta a diretora.

Ela assegura que as medidas cautelares estão sendo tomadas e a atenção será redobrada no atendimento aos alunos. "Enfim estamos tomando todos os cuidados e iremos nos aprimorar nos próximos dias. Fizemos uma logística tanto para a entrada quanto para a saída para que não ocorra aglomeração, esperamos que as regras de distanciamento sejam respeitadas, inclusive para o professor", completa Tania Gonçalez.

Outra medida anunciada é que todas as salas possuem câmeras e as aulas serão transmitidas ao vivo para quem não optou pelas aulas presenciais. "Estamos à disposição de todos para fazermos os esclarecimentos necessários", finaliza a diretora.

Parceiros Educacionais